sexta-feira, 20 de novembro de 2009

CREIO RECREIO

Público a ser envolvido: alunos do ensino fundamental I


Professores

Coordenador

Pais



Mídias a serem utilizadas: Internet

TV / Vídeo

Revista Recreio impressa

Revista Recreio on-line

CD para a gravação dos trabalhos



Objetivos: Proporcionar ao aluno, uma exploração maior da Revista Recreio, que vem impressa para a escola, mas em quantidade insuficiente para ser trabalhada com os alunos. Não chega a um exemplar por classe.

Com o acesso a Internet, os alunos, sua maioria, poderá ter acesso ao conteúdo, efetuando as pesquisas, na revista on-line, assim envolvendo os alunos de todas as séries.



Justificar os porquês dos objetivos; A revista Recreio vem impressa para a escola, mas não há viabilidade de se trabalhar com todos os alunos da 4º série e os demais alunos das outras séries, também se interessam pelo conteúdo da mesma.

Nesta revista, se apresentam artigos, curiosidades, jogos e passatempos interessantes para todas as séries, também acessíveis pela meio digital, onde facilita ao acesso das demais séries neste conteúdo. Existem tópicos, que nos remetem a novos temas e novas informações.



Metodologia: Quinzenalmente, quando chega a revista, distribuímos um exemplar para cada sala, onde o professor irá orientar sobre o desenvolvimento das atividades da mesma, propondo a interação com a mídia digital, onde assim, todos os alunos poderão efetuar as atividades, efetuar as pesquisas e até mesmo, explorar em outros sites. Assim o trabalho se torna mais rico e mais motivador.

O professor explora junto com os alunos, algum tema relevante a cerca do trabalho a ser desenvolvido. Ex Filme “Era do gelo”

O professor transmite o filme “Era do gelo” com o DVD.

O professor apresenta a revista recreio on-line, na edição sobre o filme “Era do gelo” http://recreionline.abril.com.br

Através do estudo desses animais, podemos interagir com outros EX. Pesquisa sobre o Morcego. Aqui pode ser feita na própria revista ou no www.google.com

No próprio site da revista recreio, tem temas a serem desenvolvidos com animais. Link “fique por dentro”.

No link “atividades”, temos várias atividades e experimentos que podem ser realizados em sala de aula e até mesmo para uma exposição cultural.

Além de o site poder ser explorado pelos alunos e professores, apresenta dicas para os pais e professores.

No link “especiais”, temos alguns temas de muito interesse, como por exemplo, começar a trabalhar o Natal.



Resultados esperados: Um maior envolvimento dos alunos e do professor, frente a esse material que está sendo distribuído na escola.

Um maior alcance no acesso a revista com uma melhor capacitação dos alunos e também do professor.



Período de realização: Durante o ano, pois a revista vem periodicamente.



Forma de socialização das produções: Realização de trabalhos, que serão expostos em um painel no corredor das salas de aula. Esses painéis são de fácil visualização por todos, pois estão em lugares de grande circulação de alunos e pais.



Referências do material pesquisado: Revista Recreio, Editora Abril

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

CONCEITO DE TECNOLOGIA UTILIZADA NA ESCOLA

Tecnologia são meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam.


A forma como os organizamos em grupos, em salas, em outros espaços, isso também é tecnologia.

O giz que escreve na lousa é tecnologia de comunicação e uma boa organização da escrita, facilita e muito a aprendizagem.

A forma de olhar, de gesticular, de falar com os outros, isso também é tecnologia.

O livro, a revista e o jornal são tecnologias fundamentais para a gestão e para a aprendizagem e ainda não sabemos utilizá-las adequadamente.



Tecnologias disponíveis na escola



 Sala 01

TV VÍDEO DVD

________________________________________________________________________________________________________________



 Sala de informática e leitura

06 computadores 01 servidor

________________________________________________________________________________________________________________

TV vídeo DVD

________________________________________________________________________________________________________________

Data Show

________________________________________________________________________________________________________________

Livros PNLD 2010

________________________________________________________________________________________________________________

Livros paradidáticos

________________________________________________________________________________________________________________

Revista Recreio

________________________________________________________________________________________________________________



Gibis

________________________________________________________________________________________________________________

Encarte Recreio

________________________________________________________________________________________________________________

Ciência Hoje

________________________________________________________________________________________________________________



 Sala dos professores

01 computador 01 impressora 01 TV

________________________________________________________________________________________________________________





Sugestões para o próximo ano

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PROJETO PEDAGÓGICO UTILIZANDO MÍDIAS

Ensinar é organizar situações de aprendizagem. A criação de ambientes de aprendizagem, com a presença das tecnologias, significa utilizá-las para a representação, a articulação entre pensamentos e a realização de ações que podem ser depuradas e reformuladas com vistas a novos patamares de compreensão.


Em um projeto pedagógico que envolva o uso das mídias, levantaremos as seguintes questões.



Quais os programas e projetos existentes na escola?

________________________________________________________________________________________________________________



Quais as tecnologias utilizadas?

________________________________________________________________________________________________________________



Como são utilizadas? Por quem?

________________________________________________________________________________________________________________



Existe um planejamento para a sua utilização viável no desenvolvimento de práticas pedagógicas integradoras das diferentes mídias?

________________________________________________________________________________________________________________



Como os profissionais se organizam no trabalho com as tecnologias?

________________________________________________________________________________________________________________



O fato de ter tecnologias na escola garante o seu uso no processo de ensino aprendizagem?

________________________________________________________________________________________________________________

terça-feira, 10 de novembro de 2009

MÍDIAS: ALFABETIZAÇÃO X LETRAMENTO

Público a ser envolvido:

Professores de Ensino Fundamental I e especialista de Ed. Física e Ed. Artística.



Mídias a serem utilizadas:

As mídias disponíveis na escola

Rádio

TV Vídeo DVD

Computador com Internet

Livros didáticos e paradidáticos

Data Show



Objetivos;

Proporcionar aos professores a exploração das tecnologias disponíveis na escola para que possam integrá-las ás suas atividades em sala de aula.



Justificar o porquê;

É fundamental propiciar ao educador uma formação continuada em serviço, de forma que ele possa identificar e analisar problemáticas envolvidas em sua atuação, bem como encontrar alternativas para superá-las tendo como base os novos paradigmas e metodologias que permitam transformar o seu fazer profissional. Para isso, as TIC serão o suporte para a realização de atividades colaborativas cujas produções permitam enfrentar os problemas da realidade. Apropriar-se do Como, porque , para que e quando se usa as mídias, objetivando seu potencial profissional.



Metodologia:

No horário do HTPC, semanal,

 Assessorar os professores sobre o uso dos computadores e da Internet.

 Debater o seu uso, relacionando o planejamento com as facilidades metodológicas que ele dispõe.

 Buscar dentro do livro didático, oportunidades de relação com as mídias, diversificando assim a metodologia do professor.

 Levar o professor a buscar seu próprio caminho, através de sites de pesquisa do uso das TIC, em sala de aula.

 Debater o uso do rádio, como subsídio pedagógico e não como um simples som a mais na sala de aula.

 O uso da TV, com objetivos claros e não só como “distração” Apresentação de programas, filmes, desenhos etc que possam dar suporte aos projetos dos professores.

 O uso responsável da Internet, como fonte de pesquisa e fortalecimento do conteúdo do livro impresso.

 Perceber a relação entre o livro impresso e seu aprimoramento, com o uso das diversas mídias.



Resultados esperados:

Um envolvimento maior dos professores, quanto ao uso das mídias e uma reflexão sobre o seu uso racional e eficaz.



Período de realização;

No decorrer do ano letivo, pois se trata de uma formação continuada e se tratando de mídias, temos de ressaltar de que as mídias estão sempre em evolução e o seu aprendizado é constante.





Critérios de avaliação;

A efetivação dos trabalhos dos professores.

Um melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos da escola.

Uma maior motivação por parte dos professores, em rever suas metodologias.

Uma mudança nos paradigmas convencionais da estrutura escolar.





Forma de socialização das produções:

Com a efetivação de Blogs dos professores, onde serão espaços de divulgação pessoal, de mostrar a identidade, de interação de trabalhos com outros professores, onde surgirá uma rede de aprendizado. Aprender fazendo.



Referências do material pesquisado.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão de tecnologias na escola: possibilidades de uma prática democrática.

_________________, A gestão das tecnologias na escola.

Integração das tecnologias na educação. Salto para o futuro SEED

domingo, 8 de novembro de 2009

DIAGNÓSTICO DAS MÍDIAS NA ESCOLA

A escola possui uma sala de informática equipada com oito computadores ligados em rede por um servidor. O programa é o Windows Vista, mas não armazena documentos ou programas. Todos os trabalhos realizados pelos alunos são salvos no meu pen-drive e abertos nas referidas aulas. No meu pen-drive, tem uma pasta para cada professor. Onde armazeno os trabalhos. Os trabalhos, depois de prontos são impressos e/ou publicados em meu blog.

A Tv e o vídeo, estão colocados em uma sala, onde os professores podem levar o “carrinho” com a TV / vídeo e DVD para a sala de aula. Na sala de informática, temos uma TV.

Os rádios são num total de seis com CD e rádio.

Pergunta: “Com todo esse material, o professor desenvolve um trabalho diferenciado?”

As vezes, pois a TV Vídeo e DVD, é vista como “passatempo”. Poucos professores elaboraram um projeto com esse tipo de mídia.

O rádio é de mais acesso, os professores especialistas usam com mais freqüência.

O computador é visto como algo novo, pois os professores, com esse projeto que desenvolvo na escola “Mídias na escola”, estão começando agora a se envolverem mais com esse tipo de mídia. Os professores estão na fase de experimentação de sites e a busca de novidades que facilitem ou incrementem suas aulas. Alguns professores já fizeram seus blogs

Profª Cristina http://cristina-conscinciacrist.blogspot.com/

Profª Marly http://professoramarly.spaces.live.com

Profª Bartira http://bailandocomigo.blogspot.com/

Profª Eliana http://atividadesdeeliana.blogspot.com

Livro impresso, temos uma grande quantidade de livros didáticos que estão sendo distribuídos para os alunos, com o objetivo de reforçar as atividades desenvolvidas em sala de aula. Também em livro impresso, temos nossa sala de leitura, com um acervo de mais de 27.000 livros paradidáticos, onde os alunos semanalmente levam emprestados para casa e efetuam a leitura com os pais. Eles levam também a ficha de leitura e a retorna na semana seguinte, onde esta fica exposta em um painel de leitura.