quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Para todos que por aqui passam e fazem parte de meu trabalho.................


Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas.



É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca.


É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações.


É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui.






Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo a paz e a harmonia.






O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração.


Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade.






Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz.


Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes.






Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último.


Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante.


Todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo.


Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos!






FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS!









quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

TRABALHOS REALIZADOS COM ALUNOS E PROFESSORES SOBRE MEUS PROJETOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA









TRABALHO DE PESQUISA SOBRE O TEMA "ALIMENTAÇÃO" PARA A MOSTRA CULTURAL





ESCOLHA DE UM TEXTO DE REFERÊNCIA SOBRE ALIMENTAÇÃO.
PODERIA SER LIVRO PARADIDÁTICO OU ALGUM ARTIGO DA INTERNET





LIVRO INTERATIVO SOBRE O TEMA










INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. COMO PESQUISAR, O QUE PESQUISAR E COMO E O QUE LER E REGISTRAR. NÃO USAR O RECORTE E COLE, MAS SIM LER E ENTENDER SOBRE O ASSUNTO


APESAR DA INTERNET, A IMPORTÂNCIA DA MÍDIA IMPRESSA. ELAS PODEM E DEVEM TRABALHAR JUNTAS.
A IMPORTÂNCIA DO REGISTRO





A PARTIR DOS DADOS COLETADOS, PASSAMOS A MONTAGEM DOS PAINÉIS SOBRE O ASSUNTO









REPRODUÇÃO GRÁFICA DA PESQUISA REALIZADA. O REGISTRO DE TODA A PESQUISA








SALA DE LEITURA E TIC'S
 A HISTÓRIA REAL E A HISTÓRIA VIRTUAL.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO

Público alvo


           Alunos do ciclo I



Mídias utilizadas

           Mídia impressa – livro didático

           Mídia eletrônica – Computador / Internet

           Editor de texto

           Impressora

           TV / Vídeo

          DVD

          Pen-drive



Objetivos

            Integrar as tecnologias como TV, vídeo, computador e Internet, disponíveis na escola, promovendo assim mudanças no cotidiano escolar e na maneira de ensino, integrando o aluno no saber além do livro didático.



Justificativa

           O livro didático, normalmente é o material mais freqüente no cotidiano escolar do aluno. Os livros atualmente, além de serem distribuídos para todas as escolas, de acordo com a escolha do professor, possuem um manual do professor, onde se apresentam sugestões de atividades e metodologia de trabalho.    
            Dentre essas sugestões, existem indicações para se desenvolver o trabalho, utilizando outras mídias, como, por exemplo, a Internet e a TV/Vídeo ou DVD. Neste manual, aparecem sugestões de trabalhos para serem explorados de acordo com o tema proposto no livro.



Metodologia

          A. Apresentação da unidade de trabalho no livro didático.

          B. Discussão sobre o tema.

          C. Aprofundamento, usando outras mídias TV /Vídeo, Internet

          D. Edição de textos envolvendo o tema:

              Gráficos

              Pesquisas

              Publicações

          E. Registro gráfico

          F. Publicação dos resultados e exposição dos trabalhos no mural da sala de aula.



         A. A professora apresenta para os alunos no livro didático, o tópico ou tema que será trabalhado. Geralmente no manual do professor, ele encontra essa introdução.

         B. Explorar com os alunos o conhecimento sobre esse tema e a possibilidade de se interar muito mais, além do que está escrito no livro.

        C. Através das próprias indicações no manual do professor, explorar diversas mídias, pois temos sugestões de sites e/ou vídeos. Se caso o tema abordado, não ofereça sugestões no próprio manual, busca-se na Internet www.google.com.br sobre o tema. Ali teremos exemplos de sites de informações, jogos, vídeos etc.

        D. A partir das pesquisas realizadas, serão feitos registros no processador de textos com: textos, gráficos, ilustrações, vídeo, complementando assim o conteúdo trabalhado em sala de aula.

       E. As pesquisas realizadas pela Internet serão salvas em um Pen-drive, na pasta da classe, no formato HTML. (Word). Futuramente, poderão ser impressas, para a realização do mural e divulgação dos conhecimentos.

       F. No mural da sala, serão expostos os trabalhos para o conhecimento e divulgação dos mesmos.



Resultados esperados

       Espera-se que os alunos, além de adquirirem o conhecimento sobre a pesquisa na Internet, possam desenvolver a habilidade de produção de texto gráfico e ortograficamente correto. Conscientizar o aluno de que o conhecimento apresentado no livro didático é só um começo, uma porta de entrada para o conhecimento universal.



Cronograma

PERÍODO DE REALIZAÇÃO                             ATIVIDADE


Outubro


Novembro 2009


Dezembro                Estudo do manual do professor do livro didático escolhido para o ano seguinte.



Fevereiro 2010        Apresentação do livro didático para o professor, explorando os sites de busca e pesquisa.

Durante o ano letivo de 2010            Desenvolver o tópico em sala de aula e em casa como pesquisa e atividades.

                                                      Cada tópico será desenvolvido de acordo com o planejamento do professor.

Outubro                                        Reunião de todos os trabalhos realizados, integrando as diferentes mídias.

Novembro                                    Exposição dos trabalhos realizados na “Mostra Cultural”

 
Formas de socialização:

              Os trabalhos serão socializados no grupo classe e com a família, pois muitos tem computador em casa e podem realizar pesquisas com os familiares.

              Ao término de cada tópico, será feita uma exposição dos trabalhos no mural da sala (externo) onde os demais alunos poderão socializar as informações.

             Na Mostra Cultural ao final do ano, poderá haver apresentações teatrais sobre algum dos tópicos trabalhados.



Referências dos materiais pesquisados:

          Bibliografia

*José Manuel Moran; Gestão inovadora da escola em tecnologia.

*Coleção Porta Aberta – Ciências; Editora FTD

*Hoje é dia de Geografia – Geografia; Editora Positivo

*Hoje é dia de História – História; Editora Positivo

*Coleção Conhecer e Crescer – Língua Portuguesa /Alfabetização; Escala Educacional

*Coleção Conhecer e Crescer – Matemática; Escala Educacional



         Sites

www.educarede.org.br

www.portaldoprofessor.gov.br

www.neteducacao.com.br

www.saude.gov.br

www.pintoresfamosos.com.br

www.uol.com.br/educacao

www.eduweb.com.br

www.educacional.com.br

www.escola24h.com.br

www.sabesp.com.br

www.aprendiz.com.br

www.canalkids.com.br

www.sitededicas.com.br