terça-feira, 11 de maio de 2010

PROJETO DE INFORMÁTICA NA ESCOLA

EE PAULO NOGUEIRA FILHO

SALA DE INFORMÁTICA

JUSTIFICATIVA

Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam.

O professor pode integrar o conteúdo dos livros didáticos, com outras mídias para a pesquisa e//ou aprofundamento dos conteúdos



OBJETIVO

Promover um espaço onde o professor pode trabalhar com os alunos, através das mídias, no caso internet, desenvolvendo assim uma maior motivação e aprofundamento do conteúdo a ser desenvolvido.



PÚBLICO ALVO

Alunos e professor do ensino fundamental l



DURAÇÃO DO PROJETO

Ao longo do ano, de acordo com o planejamento do professor.



METODOLOGIA

Com a disponibilidade do livro didático, o professor pode, através das indicações no próprio livro, desenvolver pesquisas e curiosidades da cada área do conhecimento.

O livro didático que temos, em todas as áreas, apresentam sugestões de atividades, onde são utilizadas as demais mídias. Internet, rádio, CD etc.



AVALIAÇÃO

O professor deverá fazer o registro das atividades desenvolvidas e os tópicos de dúvidas.





CRONOGRAMA

MANHÃ

2ª Feira 3ª Feira 4ª Feira 5ª Feira 6ª Feira

07:00 as 9:00

Intervalo

09:00 as 11:00



TARDE

2ª Feira 3ª Feira 4ª Feira 5ª Feira 6ª Feira

13:00 as159:00

Intervalo

15:00 as 17:00





ORGANIZAÇÃO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA

Tema a ser trabalhado

_____________________________________________________________________________

Quantidade de aulas

____________________________________________________________________________

Pesquisa prévia, antes de interagir com os alunos

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Recursos utilizados

Planilha de texto ( ) Internet ( ) Excel ( ) Fotos ( )

Pen-drive ( ) Impressora ( ) máquina fotográfica ( )



NORMAS DE USO

 Desligar o computador, após o uso.

 Não comer na sala de informática.

 Se organizar para salvar os trabalhos, para que não ultrapasse o horário estipulado.

 Quando vier para a sala de informática, organizar a sala em grupos, sendo que só dispomos de 8 computadores.

 Conversar com os alunos sobre acessar a internet seguramente.



INTERNET SEGURA

 Jamais forneça senha a terceiros.

 Preste atenção no endereço que está navegando.

 Não clique em algum arquivo que você não conheça a origem.

 Salve sempre seus trabalhos ao término da aula, pois assim você poderá recuperá-los na aula seguinte.

 Ouvir o colega com atenção e respeito, pois a interação é muito importante. A dúvida de um pode ser a dúvida de todos.

 Não apontar lápis, dispor de restos de borracha nas mesas do computador, pois esta sujeira danifica o equipamento.

 Em caso de dúvidas, chame o professor.

 Ao vir para a sala de informática, já tenha em mãos uma idéia do que procurar ou do que fazer.

 Tome cuidado com cabos e fios, pois estes são sensíveis e podem desligar impossibilitando o uso do computador.





SALA DE INFORMÁTICA

PROF.ª ELIANA

domingo, 9 de maio de 2010

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NA ESCOLA


Na escola, pensamos comunicação:

    Um bom trabalho passa pela identificação de idéias, ou seja, uma idéia é discutida por vários segmentos e essa discussão gera um corpo único. Para que isso ocorra, é fundamental a comunicação em todos os níveis e em todos os segmentos.
Como se fazer isso?

  • Bilhetes impressos para que os alunos levem em suas agendas, os informes da escola para os pais.

  • Atendimento aos pais, em horário disponível do professor, ou a qualquer tempo com a coordenação pedagógica.

  • Agenda do aluno, onde o professor e os pais, podem se comunicar.

 
Para incrementar essa comunicação e termos uma maior participação dos alunos, podemos criar uma "rádio escolar". Com os nossos recursos e discutindo com alunos do 4º e 5º ano, podemos criar um canal de comunicação, onde no horário da entrada e intervalo, com o auxílio de um microfone, um amplificador e um rádio com CD, poderão dar informes para os alunos e a escola também.
    Esses informes seriam elaborados por uma equipe formada de alunos, professores e pais, com o objetivo de informar pais, alunos e professores sobre os projetos desenvolvidos na escola. Muitas vezes, os projetos só se desenvolvem em sala de aula ou por série. Desta forma, estes seriam socializados para as demais séries/ano.
    No horário do intervalo, os alunos começariam a aprender a ouvir os informes, pois lá também estariam assuntos de seu interesse. Assim sendo, o intervalo que costumeiramente é um espaço de dispersão, aos poucos se transformaria em um espaço de atenção e integração entre os alunos e professores.