segunda-feira, 19 de julho de 2010

LIVRO DIDÁTICO PARTE I

A Legislação do Livro Didático, criada em 1938 pelo Decreto-Lei 1006 (Franco,1992), fez-se do livro didático uma ferramenta da educação política e ideológica, sendo caracterizado o Estado como censor no uso desse material didático. Os livros eram escolhidos a partir de uma lista pré-determinada na base dessa regulamentação legal. Art. 208, Inciso VII da Constituição Federal do Brasil, em que fica definido que o Livro Didático e o Dicionário da Língua Portuguesa são um direito constitucional do educando brasileiro.


O livro didático acompanhou o desenvolvimento do processo de escolarização do Brasil. Se na primeira metade do século passado os conteúdos escolares assim como as metodologias de ensino vinham com o professor, nas décadas seguintes, com a democratização do ensino e com as realidades que ela produziu – algumas citadas acima – os conteúdos escolares, assim como os princípios metodológicos passaram a ser veiculados pelos livros didáticos.

Na proposta pedagógica tecnicista, o processo ensino aprendizagem consistia em um arranjo de contingências e reforço, possibilitando a ocorrência de uma resposta desejada. O ensino era organizado de uma forma controlada e sistemática, onde o professor executava os planejamentos. Nessa época, os livros didáticos discorriam de conteúdos desconexos com a realidade do aluno, pois propunham dogmas, onde a sociedade se dividia em dominados e dominadores.A leitura de textos, não nos traziam relatos e/ou experiências, mas sim nos remetiam a respostas prontas, de acordo com o modelo social a ser aceito por todos.Um exemplo disso seriam os textos das cartilhas de alfabetização, onde se colocavam o modelo familiar “Doriana” O aluno não pensava sobre o que estava escrevendo, ele recopiava os modelos.

Com a democratização da escola pública, o livro didático passou a ser o ponto de referência para o ensino. Assim sendo, o professor não usava o livro didático para fazer o planejamento, mas ele fazia o planejamento de acordo com o conteúdo exposto no livro didático.

Muitas editoras, inclusive, já traziam no manual do professor,A proposta pedagógica, o planejamento para aquela série/disciplina e até a metodologia a ser utilizada.

A partir do momento em que o aluno deixou de ser uma tábua rasa e passou a ser visto como um indivíduo social mudou-se a concepção de educação, onde a função da educação é elevar o nível de consciência do educando a respeito da realidade social que o cerca, a fim de capacitá-lo a atuar no sentido de sua emancipação social, econômica, política e cultural.

O saber passa a ser significativo, onde o aluno deverá dominar a fim de se tornar força ativa na transferência das estruturas sociais.

Devido ao capitalismo dominante, temos várias editoras, reformulando seus exemplares e colocando a disposição dos professores nas escolas públicas e privadas. Nesse período, professores adotavam o livro didático de sua escolha. Esse mercado editorial acabou sendo um grande vilão para a educação, pois a competitividade das editoras era assustadora. Com a Constituição de 1988, onde o acesso a educação básica era para todos, sem distinção de classes, o próprio governo passou a custear o livro didático para as escolas públicas de todo o país. Com a competitividade, as editoras passaram a reformular seus livros, trazendo no manual do professor, *Proposta pedagógica; *Orientações metodológicas; *Quadros de objetivos e conteúdos e *Avaliação.

Atualmente, com a inserção das TIC’s na escola, esses livros também trazem modelos de recursos didáticos, com o uso das tecnologias, representadas como ferramentas pedagógicas onde se acredita que o ensino se tornaria mais atraente e prazeroso

BIBLIOGRAFIA

http://www.rieoei.org/deloslectores/427Beltran.pdf

http://pedagogia.tripod.com/quadro_tendencias.htm

http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revistas/V3N1/v3n1a7.pdf

domingo, 4 de julho de 2010

TIC’S E O LIVRO DIDÁTICO

Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam.

Segundo (Prata, 2002, p.77) “A integração das tecnologias como TV, vídeo, computadores e Internet, rádio ao processo educacional, pode promover mudanças bastante significativas na organização e no cotidiano da escola e na maneira como o ensino e a aprendizagem se processam, se considerarmos os diversos recursos que estas tecnologias nos oferecem(...)”.

Em todas as áreas do conhecimento, podemos integrar as mais variadas mídias, a partir da mídia impressa disponível e de mais acesso á todos os alunos: O LIVRO DIDÁTICO.

O livro didático chega na escola no início do ano e este sempre foram visto como “apoio” ou “alicerce” , onde o professor desenvolve os conteúdos a serem ensinados para os alunos.

O professor pode integrar o conteúdo do livro, com outras mídias para pesquisa e/ou aprofundamento dos conteúdos.

Aqui podemos relacionar algumas outras mídias que estão relacionadas nos livros didáticos, servindo de complementos didáticos.





VÍDEO



*Corduray, a longa viagem. Desenho. Crianças Criativas,nº4

*O leão e o ratinho. Desenho. Barsa Vídeo

*A Gata Borralheira, Desenho. Barsa Vídeo.

*O príncipe encantado, Desenho. Barsa Vídeo

*Globoecologia – Filmateca Global

*Dá um sorriso pra titia. Desenho. Crianças criativas, nº4

*Tem coisa debaixo da cama. Desenho. Crianças Criativas, nº 2

*A casa sonolenta. Desenho. Crianças Criativas, nº 5

*A história sem fim

*Harry Potter e a pedra filosofal

*Peter Pan

*As crônicas de Narnia

*Procurando Nemo





VÍDEOS PRODUZIDOS PELA INTERNET



*Branca de neve

*Cinderela

*Peter Pan

*A bela adormecida

*A pequena sereia



INTERNET



www.tvcultura.com.br

www.futura.org.br

www.fefol.com.br

www.ecobrasil.org.br

www.canalkids.com.br

www.lixo.com.br

www.ambientebrasil.com.br

www.mundoeeducacao.uol.com.br

www.uol.com.br/crianças

www.brasilescola.com

www.alzirazulmira.com.br

www.fmu.br/game/home.asp

www.capparelli.com.br

www.usuarios.cultura.com.br

www.secrel.com.br

www.circotrapézio.com.br

www.edukbr.com.br

www.academiadecirco.com.br

www.eduweb.com.br

www.novaescola.com.br

www.ime.usp.br

www.sbem.com.br

www.mathema.com.br

www.matematicahoje.com.br

www.somatematica.com.br

www.uol.com.br/cienciahoje

www.uff.br

www.bcb.gov.br

www.pintoresfamosos.com.br

www.plenarinho.gov.br

www.sabesp.com.br

www.saude.gov.br

www.obm.org.br

www.aprendiz.com.br

www.projeto.augeeducacional.com.br

www.cabri.com.br

www.educacional.com.br

www.edumatec.mat.ufrgs.br

www.educarede.org.br

www.escola24h.com.br

www.futuro.usp.br

www.vejaeducacao.com.br

www.calculando.com.br

www.eduk.com.br

www.inf.unisul.br

www.conteudoseducacionais.com.br

www.ultradownloads.com.br

www.meninomaluquinho.com.br

www.turminhadombosco.com.br

www.objetoseducacionais2.mec.gov.br

www.sogeografia.com.br

www.sobiologia.com.br

www.discoverykidsbrasil.com.br

www.arteeducacao.pro.br

www.estadinho.com.br

www.divertitudo.com.br

www.iguinho.ig.com.br

www.1papacaio.com.br

www.clubinhofaber.futuro.usp.br