quinta-feira, 28 de abril de 2011

BLOG NA ESCOLA

Na sociedade de informação onde vivemos, há uma necessidade de colocarmos a informação ao alcance de qualquer pessoa. No atual sistema educacional, não há mais espaço para a educação fechada nos livros didáticos, no professor, na rigidez do currículo.
A escola deve ser um lugar de aprendizagem, um espaço onde são facultados meios para construir conhecimento, atitudes, valores e adquirir competências.
Na sociedade de informação, o desafio da escola é ousar, articular saberes, tecer redes de conhecimento integrando o saber “escolar” com o saber “universal”.
A aprendizagem se dá através da interação de conhecimentos adquiridos e experiências reais, tornando-a mais dinâmica.
Aprender significa compreender. Uma construção inclui os conhecimentos anteriores acumulados pela humanidade e o diálogo. Um texto que é inseparável da realidade, concreto e que se relaciona com o sujeito real e com outros textos, mesmo quando existe uma separação temporal entre estes textos, como acontece quando lemos um livro..
Um texto estabelece relações dialógicas intra e intertextuais, dialogam a palavra e a entonação. Um texto dialoga com outros textos, posicionando ante os que estão por vir, buscando o sentido em patamares cada vez mais coerentes.
Construir conhecimento é conferir sentido na relação dialógica entre sujeitos de linguagem, entre sujeito e texto e entre textos.
Conhecer como autoria, onde o autor é aquele que não somente cria mas, também, recria o conhecimento, reorganizando a rede de conhecimentos já estabelecida.
Os Weblogs podem ser construídos e modificados segundo as necessidades de professores e alunos, autores e organizadores do seu espaço.
A rede de sociabilidade tende a fazer novas conexões e movimentar as existentes.
A estrutura de um Blog implica lidar com códigos, com uma linguagem diferente que precisa ser aprendida para que se possa agir. Na maioria dos ambientes usados em educação, o aluno não tem a possibilidade de transformar o ambiente, sendo apenas usuário. Um Weblog possibilita um espaço para emergência da autoria, que se manifesta quando os alunos produzem textos próprios, mas também quando começam a transformar o ambiente, tanto no aspecto estético, como estrutural.
O Blog educacional, tem como funcionalidade a construção de textos narrativos, de forma colaborativa. Pode ser atualizado diariamente, de forma datada e apresentar registros de situações diárias de quem o escreve. Pode apresentar links para sites emergentes, tornando-se instrumento de divulgação de diferentes temas e assuntos. Apresenta hiperlinks que nos remetem a outros Blogs, tornando a pesquisa mais rica e diversa. As ferramentas pedagógicas seriam de trabalhar com o público, onde ocorre a interação entre locutor e receptor, com comentários e links.
Em relação a linguagem escrita, seria a produção de textos mais curtos, com o uso da linguagem de uma forma mais informal, mais próxima de uma conversa face a face.
Para Davis (2004), os professores podem propor a criação de um blog para discutir livros lidos, expor suas idéias sobre determinados assuntos, escrever e discutir sobre notícias diárias e criar projetos em grupos.
Para Barros (2005), os blogs apresentam uma excelente oportunidade para educadores promoverem a alfabetização através de narrativas e diálogos.
Para Bull (2003), como os espaços são limitados, obriga o estudante a condensar seus textos e demonstrarem como pensam enquanto trabalham como leitores e escritores.
A participação ativa, pois o blog proporciona oportunidade de discutir temas de sala de aula, onde se pensa sobre o assunto, responde-se induzindo uma maior participação dos estudantes.
Temos algumas plataformas para montar seu Blog:
WORDPRESS
TUMBLR
BLOGGER
POSTEROUS
MOVABLETYPE
JOOMLA

terça-feira, 12 de abril de 2011

CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS COMO RECURSO DIDÁTICO

O projeto didático é uma forma de ação pedagógica baseada em princípios de cooperação e co-autoria, onde, professor e aluno imaginam uma ação, traçam um plano para torná-la real, controlam o processo e chegam a um resultado final.
A ação pedagógica é uma interação entre duas ou mais pessoas em um processo ensino-aprendizagem. Tudo o que ajuda a aprendizagem cumpre à escola patrocinar – computadores, cadernos, livros vídeos, canetas, televisão, giz , lousa e material escolar.
A prática do professor deve utilizar recursos que vão além do livro didático, pois as novas tecnologias são aliadas na disseminação de informação, enquanto elementar na construção do conhecimento.
Aqui eu coloco toda e qualquer mídia disponível na escola: rádio, TV, vídeo, computadores, internet, impressora, junto com o material escolar; livro didático e livro paradidático, como recursos didáticos.
Os recursos didáticos servem para aumentar o alcance da mensagem, fazendo com que um maior número de alunos consigam assimilar o conhecimento.
Na convergência de mídias, apela-se para nossos sentidos de captação mais forte na aquisição de conhecimentos e apreensão de informações. (audição e visão)
Podemos ilustrar a importância das mídias no projeto didático, pela ilustração do quadro abaixo:
RECURSOS DADOS RETIDOS DADOS RETIDOS
APÓS 3 HORAS APÓS 3 DIAS
ORAL 70% 10%
VISUAL 72% 20%
ORAL E VISUAL 85% 65%
(Apostila de recursos didáticos – FEB)

quarta-feira, 6 de abril de 2011

PROJETO DENGUE Convergência de mídias

EE PAULO NOGUEIRA FILHO
São Paulo SP
Data: Abril/2011 Duração: 1 bimestre 4º ano
Professor: Eliana Lourenço Marques

DENGUE
OBJETIVOS: Desenvolver no aluno a consciência de pequenas ações que podem erradicar doenças e promover uma vida mais saudável.
CONTEÚDO: Doenças transmissíveis DENGUE
• Formas de contágio
• tratamento
• prevenção
• dados da doença
METODOLOGIA:
1. A partir do conteúdo trabalhado “água”, entramos em doenças contagiosas “DENGUE”.
2. Na escola, passamos um vídeo didático explicativo sobre a dengue. http://www.youtube.com/watch?v=s2h_BtlrHbc
3. Fomos explorar sobre essa doença em nosso município. Pela internet http://www.combateadengue.com.br , fomos buscar dados sobre a doença. Montamos em um processador de texto, informações, prevenção, tratamento, formas de contágio sobre a doença. Em uma planilha de dados, elaboramos um gráfico sobre o avanço da doença em nosso Estado.. Esse material foi gravado em um CD e o material para exposição, foi impresso.
4. Pesquisa de campo com máquina fotográfica, a busca de focos da doença nas dependências da escola e residência.
5. Na coleta de material e fotos, formamos grupos para a confecção de cartazes informativos.
6. Elaboramos um seminário onde cada grupo iria apresentar seu trabalho.
7. Em um dia previamente agendado, fizemos a exposição dos trabalhos e a apresentação dos seminários para as demais classes da escola. Esse seminário foi realizado no palco do páteo externo, com a supervisão do professor da classe e com o uso do microfone..
MÍDIAS UTILIZADAS: computador, internet, impressora, CD, vídeo, máquina fotográfica, livro didático, microfone. Neste caso, a partir do livro didático, mídia impressa, as demais mídias foram se acrescentando, culminando assim com a apresentação do trabalho.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

ORGANIZAÇÃO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA

sala______________________ professora_______________________

Tema a ser trabalhado
__________________________________________________________________

Quantidade de aulas
________________________

Pesquisa prévia, antes de interagir com os alunos
___________________________________________________________________
__________________________________________________________________

 Quando vier para a sala de informática, organizar a sala em grupos, sendo que só dispomos de 8 computadores.
 Se organizar para salvar os trabalhos, para que não ultrapasse o horário estipulado.
 Salve sempre seus trabalhos ao término da aula, pois assim você poderá recuperá-los na aula seguinte.
 Ao vir para a sala de informática, já tenha em mãos uma idéia do que procurar ou do que fazer.

Distribuição dos alunos nos computadores e demais espaços

Divide a sala em dois grupos:
 Um grupo acessa a internet por 50’
Descrever site e atividade
_________________________
______________________________________________________________
 Outro grupo desenvolve um trabalho nas mesas.
Esse trabalho pode ser:
• Atividades do caderno ou livro, determinadas pelo professor
• Jogos de linguagem e matemáticos, disponíveis na caixa de recursos da sala.

Após 50’, troca-se os grupos e as atividades
Recursos utilizados
cadernos ( ) Internet ( )livros ( ) jogos ( )
Pen-Drive ( ) CD ( )

DATA SHOW

O Data Show, deverá ser solicitado com um dia de antecedência e aplicado em um horário que seja compatível com o tempo da apresentação.

SALA DE LEITURA E INFORMÁTICA