sexta-feira, 6 de abril de 2012

LIVRO DIDÁTICO E MÍDIAS: INTEGRAÇÃO POSSÍVEL


Nos HTPC’s, Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo, geralmente, dispõe de uma hora/aula semanal para a discussão dos seguintes pontos;


       • Debate com o professor, acerca da escolha dos livros didáticos.

       • Com o livro em mãos, discutimos por área de conhecimento os temas que poderiam ser trabalhados, utilizando a WEB 2.0.

        • Confecção de uma apostila com os temas pré definidos e os sites de sugestão para o trabalho.

       • Uso semanal da sala de informática para o desenvolvimento do projeto.

A partir dos dados levantados IDESP 2008, a disponibilidade de recursos como a WEB 2.0, o espaço da sala de informática e a disponibilidade do livro didático em nossa escola elaborei um projeto:

ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO




Público alvo

Alunos do ciclo I da Escola Estadual Paulo Nogueira Filho

Mídias utilizadas

            Mídia impressa – livro didático

            Mídia eletrônica – Computador / Internet

Editor de texto

Impressora

Pen-drive

Objetivos

Integrar o livro didático às tecnologias como o computador e Internet, disponíveis na escola, promovendo assim mudanças no cotidiano escolar, na maneira de ensino.

Tornar o livro didático não o centro dos recursos, mas um suporte para os demais recursos, instigando assim, o conhecimento do aluno além do que está escrito no livro didático.



Justificativa

O livro didático, normalmente é o material mais freqüente no cotidiano escolar do aluno. Os livros atualmente, além de serem distribuídos para todas as escolas, de acordo com a escolha do professor, possuem um manual do professor, onde se apresentam sugestões de atividades e metodologia de trabalho. Dentre essas sugestões, existem indicações para se desenvolver o trabalho, utilizando outras mídias, como, a Internet. Neste manual, aparecem sugestões de trabalhos para serem explorados de acordo com o tema proposto no livro.

Segundo SERAFIM, Lúcia, 2010

“Neste mundo atual a Internet é o veículo de comunicação em que a informação é processada em tempo real, de maneira interligada e globalizada. Quando uma pessoa decide buscar na Internet um texto sobre um assunto de seu interesse e este não esgota por si só o tal assunto, o individuo precisa então ir à procura de mais informação que serão acrescidas de possíveis novas outras informações que conseqüentemente poderá aumentar o conhecimento desta pessoa. Isto graças ao formidável poder de propagação de informação que a Internet tem.


Metodologia

A. Apresentação da unidade de trabalho no livro didático.

B. Discussão sobre o tema.

C. Aprofundamento, usando outras mídias TV /Vídeo, Internet

D. Edição de textos envolvendo o tema:

Gráficos

Pesquisas

Publicações

E. Registro gráfico

F. Publicação dos resultados e exposição dos trabalhos no mural da sala de aula.


Desenvolvimento

A. A professora apresenta para os alunos no livro didático, o tópico ou tema que será trabalhado. Geralmente no manual do professor, ele encontra essa introdução.

B. Explorar com os alunos o conhecimento sobre esse tema e a possibilidade de se interar muito mais, além do que está escrito no livro.

C. Através das próprias indicações no manual do professor, explorar diversas mídias, pois temos sugestões de sites e/ou vídeos. Se caso o tema abordado, não ofereça sugestões no próprio manual, busca-se na Internet www.google.com.br sobre o tema. Ali teremos exemplos de sites de informações, jogos, vídeos etc.

D. A partir das pesquisas realizadas, serão feitos registros no processador de textos com: textos, gráficos, ilustrações, vídeo, complementando assim o conteúdo trabalhado em sala de aula.

E. As pesquisas realizadas pela Internet serão salvas em um Pen-drive, na pasta da classe, no formato HTML. (Word). Futuramente, poderão ser impressas, para a realização do mural e divulgação dos conhecimentos.

F. No mural da sala, serão expostos os trabalhos para o conhecimento e divulgação dos mesmos.


Resultados esperados

Espera-se que os alunos, além de adquirirem o conhecimento sobre a pesquisa na Internet, possam desenvolver a habilidade de produção de texto gráfico e ortograficamente correto. Conscientizar o aluno de que o conhecimento apresentado no livro didático é só um começo, uma porta de entrada para o conhecimento universal.



Cronograma

PERÍODO DE REALIZAÇÃO ATIVIDADE

Outubro  /  Novembro  /  Dezembro  2009
  •              Estudo do manual do professor do livro didático escolhido para o ano seguinte.

Fevereiro 2010   
  • Apresentação do livro didático para o professor, explorando os sites de busca e pesquisa.


Durante o ano letivo de 2010
  • Desenvolver o tópico em sala de aula e em casa como pesquisa e atividades.
  • Cada tópico será desenvolvido de acordo com o planejamento do professor.

Outubro
  • Reunião de todos os trabalhos realizados, integrando as diferentes mídias.


Novembro

  • Exposição dos trabalhos realizados na “Mostra Cultural”

      
Formas de socialização:

Os trabalhos serão socializados no grupo classe e com a família, pois muitos têm computador em casa e podem realizar pesquisas com os familiares.

Ao término de cada tópico, será feita uma exposição dos trabalhos no mural da sala (externo) onde os demais alunos poderão socializar as informações.

Na Mostra Cultural ao final do ano, poderá haver apresentações teatrais sobre algum dos tópicos trabalhados.



Referências dos materiais pesquisados:

Bibliografia

*José Manuel Moran; Gestão inovadora da escola em tecnologia.

*Coleção Porta Aberta – Ciências; Editora FTD

*Hoje é dia de Geografia – Geografia; Editora Positivo

*Hoje é dia de História – História; Editora Positivo

*Coleção Conhecer e Crescer – Língua Portuguesa /Alfabetização; Escala Educacional

*Coleção Conhecer e Crescer – Matemática; Escala Educacional



Sites

www.educarede.org.br

www.portaldoprofessor.gov.br

www.neteducacao.com.br

www.saude.gov.br

www.pintoresfamosos.com.br

www.uol.com.br/educacao

www.eduweb.com.br

www.educacional.com.br

www.escola24h.com.br

www.sabesp.com.br

www.aprendiz.com.br

www.canalkids.com.br

www.sitededicas.com.br




Cada professor tem uma ficha roteiro, para desenvolver o projeto na sala de informática:

PROJETO___________



PROF__________________ SÉRIE/ANO_____________

ASSUNTO:________________________________

PERÍODO DO PROJETO:___________________________________

QUANTIDADE DE AULAS NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO NA SALA DE INFORMÁTICA:

( ) 2 VEZES POR SEMANA ( ) 1 VEZ POR SEMANA



RECURSOS UTILIZADOS:

( ) EDITOR DE TEXTO ( ) INTERNET ( ) APRESENTAÇÕES

( ) VÍDEO ( ) PEN DRIVE ( ) IMPRESSORA

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

DESENVOLVIMENTO:

1ª AULA__________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

2ª AULA__________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

3ª AULA___________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

ANOTAÇÕES______________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

.

Paralelo a isso, consegui, junto à coordenação, um espaço semanal, onde pudesse dar uma formação para o professor individualmente, sobre o uso das mídias no pedagógico.

Ao mesmo tempo em que o professor desenvolvia seu projeto eu fazia o suporte técnico de como operar o computador e o uso da internet.