domingo, 27 de janeiro de 2013

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE X FORMAÇÃO DE PROFESSORES

O ano letivo está começando e junto com ele, temos a preocupação de fazermos o trabalho na educação com qualidade. Mas afinal, o que entendemos como “Qualidade na educação?”.

A educação é um ambiente complexo a partir de qualquer lógica que se escolha. Com a inclusão de diversos grupos, se requer outras formas de se pensar em educação e a escola. Aqui entra o ambiente físico, material, recursos e humanos. O professor deve ser um catalisador de inovações e trabalhar com grupos heterogêneos desenvolvendo no aluno a capacidade de resolver problemas, elaborar, executar a acompanhar projetos.

A qualidade na educação está em buscar um novo currículo educacional, novas relações de ensino e principalmente na formação polivalente e diversificada de professores. A formação de professores apresenta alguns desafios a serem enfrentados. Aqui temos a importância da pesquisa na formação e no exercício da docência, rumo a uma aprendizagem significativa. “gestão pedagógica de pesquisa” (Kronbauer,2008).

A dinâmica das informações sociais dá a escola uma necessidade de ressignificar suas práticas pedagógicas, buscando novos sentidos na relação professor aluno. As verdades absolutas dão lugar às incertezas, o conhecimento lógico e definido dá lugar ao conhecimento provisório.

A construção do conhecimento engrenado nas complexas redes sociais pressupõe um processo pedagógico com objetivos e estratégias pedagógicas diferenciadas. A sala de aula passa a ser palco de discursos, argumentações e pesquisas. O princípio pedagógico de investigação em que, aluno e professor constroem vida, saberes e conhecimentos.

No campo da educação, surge a necessidade de se trabalhar a potencialização dos indivíduos. Assim sendo, teríamos de ter uma proposta pedagógica que favoreça o potencial individual de cada aluno.

A escola se mostra como articuladora de um conjunto de saberes que formam o estatuto do cidadão adulto – o que as pessoas têm de saber: saberes passados de geração em geração. Geralmente se trabalha de uma forma exaustiva os conteúdos sés estabelecer uma relação entre eles e os conhecimentos de ordem existencial, presentes no dia a dia das pessoas.

O processo pedagógico tem de ser direcionado à formação intelectual através da interação do indivíduo com novas formas de conhecimento, ressignificando-a.

A pesquisa como norteadora da ação pedagógica, provoca no educador o desejo de aprender e se integrar no contexto educacional. O professor deve irrigar na pesquisa afetividade, vínculo e prazer. Podemos assim chamar de pesquisa ação-crítica, ele faz, questiona, reformula, refaz e questiona novamente.