domingo, 31 de março de 2013

O PROFESSOR PESQUISADOR E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM


O processo de aprendizagem se dá em diferentes dimensões.
Conhecimento: Situações em que o educador precisa pensar, comparar, analisar, argumentar, pesquisar, descobrir, articulando conhecimento já construído com os novos, buscando assim conhecimentos significativos.
Afetivo Emocional: Capacidades e limitações no convívio com outras pessoas, construindo parcerias, valores, cooperação, respeito, atenção e solidariedade.
Comunicacional: efetivar propostas de articulação dos conhecimentos construídos com as situações concretas do dia a dia. Desafiar o educando a comunicar-se com as pessoas. Elaborar produção de mão própria. Tomar decisões próprias. participar de grupos de discussão e estudos.
Atitudes e Valores: valores éticos, políticos, sociais, valorizando o conhecimento e a sua autorealização para o bem comum da sociedade. Trabalhar valores como compromisso, responsabilidade, democracia, respeito á individualidade com enfoque na convivência diária.
O papel do professor pesquisador, reflete sobre suas ações, buscando fundamentação teórica, permitindo um movimento dialético de construção do conhecimento sobre si e sobre a sua ação. Esses questionamentos fertilizam um "novo fazer", com um "novo olhar".
Para que esse processo se instale, é necessário que nos espaços escolares, os educadores consigam enxergar as limitações do ato educativo, recriando e redimensionando idéias e iniciativas concretas, visando a transformação.
O professor precisa ser pesquisador, ler a realidade criticamente e intervir de forma alternativa na atitude cotidiana reconstruindo-a.
Criar situações de aprendizagem que promovam a autonomia, recriação, motivando as criações dos alunos como protagonistas e sujeitos do processo. É fundamental valorizar as experiências dos educandos e formar ambientes com materiais de fácil acesso aos alunos e ligados a suas realidades e necessidades curriculares.