segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Educação Globalizada

A educação está em constante movimento e o professor não pode ficar fora desse processo. Lidar com as mídias, que também estão em constante renovação, faz se necessário um preparo do professor em áreas que nem sempre são só metodológicas. Essa áreas englobam programação de atividades no computador, conhecimento de softwares e para isso senti uma necessidade de me especializar no uso de uma linguagem estrangeira, muito usada nesses casos que é o inglês.



A importância do inglês na carreira profissional

O aprimoramento da carreira escolhida se dá não somente pela prática no campo profissional, mas quando o indivíduo busca se especializar e agregar mais conhecimento.  A comunicação conseguiu alargar sua força com o uso da tecnologia e a relação e troca de informação entre as pessoas se tornaram mais acessíveis. Por isso, a fluência em outros idiomas é uma ferramenta essencial nesse processo.
O inglês ainda permanece no topo das línguas mais utilizadas em negócios e intercâmbios profissionais. Apesar do quadro ter mudado muito nos últimos anos, correspondente à ascensão econômica de alguns países, como a China – no Reino Unido após o espanhol, o mandarim é uma das línguas mais procuradas, o estudo do inglês desempenha um papel fundamental e seu domínio e colabora para abrir portas na esfera profissional, além de pessoal – viagens e novas amizades com pessoas de diferentes culturas.
Quem não optou por investir em línguas não deve perder tempo, é certo que mesmo que não seja usada para o campo das profissões ou carreira, saber um idioma é um caminho para entender outras culturas, conhecer sua música, literatura e forma de pensar de outros povos. A língua é, além de tudo, um transmissor cultural.
A boa notícia é que, se antes os cursos de inglês eram muito caros e distantes da realidade de muitas pessoas, hoje em dia com um pouco de dedicação e um computador, o estudante pode adentrar neste universo do aprendizado. Isso porque além de sites internacionais, como a BBC inglesa, há cursos onlines de idiomas. Podem ser gratuitos ou pagos, há possibilidade de adquirir materiais, ouvir áudios, fazer exercícios interativos e até conversar com professores nativos via Skype.
Neste sentido a internet desempenha um papel muito positivo,  de qualquer parte do mundo é possível ler notícias em inglês de jornais reconhecidos ou participar de blogs e sites com pessoas de todo o mundo. Tendo o cuidado de selecionar bons materiais, é possível aprimorar o conteúdo pessoal em relação ao idioma. Inclusive, com a diminuição das distâncias provocada pela internet, não saber o inglês cria até um hiato na comunicação, até termos da língua inglesa já entraram para nosso vocabulário. Conhecimento é sempre bem-vindo e sempre gera satisfação pessoal.
Quem visa emprego em multinacionais, a fluência em idiomas estrangeiros é uma regra, as parcerias e negócios entre empresas, além do intercâmbio de profissionais, provoca a exigência do conhecimento de outras línguas. Nas áreas de turismo e comunicação pode ser um item que decide uma vaga.
Nunca é tarde para se dedicar a um conhecimento, por isso, se você ainda não domina outro idioma, organize seu tempo e mãos a obra!