A leitura é indispensável para a vida social, pois é através dela que
nos comunicamos com o outro. A leitura
nas séries iniciais não seria só na construção da base alfabética, mas sim
“decifrar” o código escrito. A prática de leitura passa por três dimensões;
Cultura letrada: O que
significa isso? Como o professor pode ajudar o aluno a gostar de ler?
Fluência: O que significa
isso? Como o professor pode ajudar o aluno a ganhar fluência?
Compreensão: O que é
compreender um texto? Como ajudar o aluno a desenvolver estratégias de
compreensão leitora?
Em nossa sociedade, apenas 26% da
população é considerada plenamente alfabetizada, apesar de muitas crianças
crescerem vendo a relação e a leitura e escrita com os mais velhos e a
sociedade. Percebem a importância dos registros gráficos (listas, bilhetes,
anúncios, jornal, TV, internet, livros etc.) para a sua comunicação e interação
com a sociedade.
No entanto, por razões
socioeconômicas e mesmo falta de hábito de leitura entre os familiares, as
crianças só tem acesso a leitura na escola.
Nos anos iniciais, a atenção do
aluno ao se deparar com a leitura de um texto, está direcionada à decodificação
do texto. Por isso, ele lê mais devagar do que um leitor fluente.
Com o progressivo domínio da
fluência e a ampliação do vocabulário
mental*, o aluno será capaz de:
·
Ler com mais rapidez
·
Reconhecer palavras, grupos de palavras e até
frases automaticamente.
·
Aprender o texto e partes dele como um todo
significativo – compreensão global.
Para que o aluno seja incentivado
a ler, converse sobre textos e o familiarize com a cultura escrita, assim ele ampliará
o uso da via lexial, adquirindo mais rapidez, automatismo e fluência leitora.
*vocabulário mental: as palavras conhecidas e muito usadas formam o
vocabulário mental, uma espécie de dicionário que os leitores constroem ao
longo da vida. Para ler as palavras novas, utiliza-se a via fonológica.
Leitores em fase de alfabetização usam essa via predominantemente.
A compreensão é um processo de
interação entre leitor ( objetivo da leitura, conhecimentos prévios), texto
(gênero, suporte, contexto) e autor (conhecimento a transmitir, informação).
A compreensão leitora depende:
·
Do conhecimento acumulado pelo leitor:
conhecimento prévio, tema, gênero, suporte, associado à conhecimento do mundo
leitor.
·
Dos objetivos/propósitos do leitor: orientam a
interação entre o leitor e o texto, definindo o que ler e como ler.
·
Das estratégias do leitor: as estratégias são
(“conteúdos” a serem ensinados, não modos de ensinar (metodologia).
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